Propiciar à comunidade escolar e munícipes, o acesso ao acervo museológico. Realizar exposições temáticas usando os meios tecnológicos, visuais, gráficos, etc. Memória para a otimização das ações que divulguem os saberes que retratam a educação, a cultura, com maior ênfase, a história da cidade de Hortolândia.
O edifício no qual funciona a parte expográfica do Centro de Memória e seu entorno, foram tombados como patrimônio histórico do município e em 2010 a União cedeu o uso do imóvel para a prefeitura de Hortolândia, permitindo assim a reforma que teve início em 2012 e foi concluída em 2014. Atualmente Centro de Memória de Hortolândia funciona em dois prédios, um de arquivo documental histórico e administrativo, situado a Rua José da Silva Galvão,105 Vila Real e um para acervo expositivo que fica na Estação Jacuba, Rua Rosa Maestrelo, 02 Vila São Francisco. Organização e Catalogação de acervo físico, documental e fotográfico com o controle administrativo. Na Estação, contamos com toda parte de exposição. A Estação é aberta a visitação pública nos horários e dias citados acima. Ainda na Estação realizamos dentro da proposta pedagógica, visitas monitoradas. O projeto pedagógico do Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Júnior” prima estabelecer um contato entre a história e a comunidade local e comunidade escolar. A visita monitorada consiste em acompanhar o grupo explicando de forma sucinta as exposições permanentes e as itinerantes, os visitantes terão acesso a terminais de pesquisa interativa. Concretizar o Centro de Memória de Hortolândia Professor Leovigildo Duarte Junior como promotor de atividades complementares, que possibilite o conhecimento continuado de alunos e munícipes, sempre estruturando a organização e o funcionamento do Centro de Memória para a otimização das ações que divulguem os saberes que retratam a educação, a cultura, com maior ênfase, a história da cidade de Hortolândia. Propiciar à comunidade escolar e munícipes, o acesso ao acervo museológico, correspondente aos diversos saberes que dão sustentação a memória histórica e sócio cultural de Hortolândia. Realizar exposições temáticas usando os meios tecnológicos, visuais, gráficos, etc., Aproximar o público da história, estimulando sentimento de pertencimento da comunidade escolar e munícipes em relação as suas origens e tradições nativas e ou migrantes.
Cidadão, estudantes, empresas, etc.
Não é necessário nenhum requisito para obter o serviço de visitação a estação.
- Atendimento: Visita ao espaço museológico monitorada, com uma duração média de 45 minutos. Consiste em acompanhar os grupos, explicando sobre as exposições permanentes e itinerantes e o acervo museológico presente na estação.
- Prioridades de atendimento:PCD, gestantes e idosos conforme lei vigente
- Prestação do serviço:Agendamento das visitas de grupos direto pelo telefone da estação (19 3865.2678), para o controle e programação das datas, turmas e o responsável pelo acompanhamento da visita. Visitas individuais espontâneas, não necessitam de agendamento prévio o munícipe, será atendido pelo funcionário que
estiver no centro de memória.
Rua José da Silva Galvão,105 – Vila Real
Rua Rosa Maestrelo, 02 – Vila São Francisco
Segunda a sexta das 8h às 17h. Expediente para visita pública: Terça a sexta-feira, das 9h às 16h e último final de semana do mês das 9h às 16h – Obs: Com agendamento prévio às quintas-feiras das 19h30 às 20h30 (horário exclusivo para alunos de EJA).
Email: centrodememoria.smc@hortolandia.sp.gov.br
Telefone: (19) 3865.2678