Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação

Dimas Corrêa Pádua​ Secretário Municipal
Rodrigo Roberto Teixeira de Oliveira Secretário Adjunto

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação foi criada com base em três pilares: Capacitação, Trabalho e Renda. Funcionando como um facilitador entre o Poder Público e o empreendedor, a Secretaria tem como objetivo fortalecer a economia local através da geração de empregos, ampliação da renda do trabalhador e melhoria da qualidade de vida.

Para alcançar esses objetivos, são desenvolvidas várias iniciativas, como a atração de empresas, o fomento aos micro e pequenos empresários, a formalização dos trabalhadores informais e o estímulo à criação de Microempreendedores Individuais (MEIs). Além disso, a Secretaria articula as unidades produtivas locais para otimizar as relações e fortalecer a economia local. A geração de empregos visa melhorar a renda média per capita, enquanto a atração de empresas busca ampliar a receita municipal e aumentar o PIB do município.

Outra importante tarefa da Secretaria é desenvolver políticas públicas para fomentar o turismo na cidade, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população.

Estrutura

Esse setor tem como finalidade o gerenciamento dos processos administrativos e a gestão de contratos internos da Secretaria.

O Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem como finalidade a execução de atividades inerentes à elaboração e gestão de políticas públicas de desenvolvimento econômico, fortalecendo a economia local, além de fomentar o turismo na cidade.

Telefone: (19) 3965-1400 (Pabx) ramais: 8911/ 8908
E-mail: sdeti@hortolandia.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 08:30 às 16:30 horas

O Departamento do Trabalho tem como finalidade o desenvolvimento profissional no município por meio de programas de incentivos fiscais e de capacitação técnica dos trabalhadores. Esse departamento se encarrega pela captação de vagas no Banco de Currículos, pela emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pela intermediação de mão de obra.

O Departamento de Empreendedorismo e Microempresas tem como finalidade propiciar ao munícipe a oportunidade de tornar-se um empreendedor que, através de suas habilidades, queira iniciar individualmente um negócio (MEI), oferecendo-lhe instrumentos de gestão (Sebrae Aqui), recursos (Banco do Povo) e legalização/assessoria (Casa do Empreendedor).

Telefone: (19) 3965-1400 (Pabx) ramais:
E-mail: casadoempreendedor@hortolandia.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 08:00 às 16:30 horas

Sobre a Secretaria

Endereço do Gabinete

Palácio dos Migrantes Paço Municipal “Angelo Augusto Perugini”

Rua Projetada 12, nº 100 – Jardim Metropolitan

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h