PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO (e-SIC): quando se trata de solicitação de acesso à informação pública.
O que é o e-SIC?
É o Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão, um sistema que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba resposta da solicitação realizada para o Poder Executivo.
IMPORTANTE: conforme o Decreto Municipal 4.311, de 4 de dezembro de 2019, os
pedidos de acesso à informação realizados através do e-SIC, devem conter:
– Nome do requerente;
– Número de documento de identificação (CPF) válido;
– Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida e
– Endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
Como funciona o processo de solicitação de informação?
- O cidadão procura o e-SIC;
- A solicitação de acesso à informação é inserida no sistema eletrônico;
- O cidadão recebe um número de protocolo que servirá para acompanhar a solicitação na página eletrônica.
- O e-SIC recebe, analisa e realiza a triagem da solicitação;
- Contendo as informações necessárias, a solicitação é encaminhada para a área competente;
- O trâmite é monitorado (cumprimento dos prazos);
- O sistema de informação ao cidadão, recebe a resposta da área competente;
- É comunicada a resposta ao manifestante através do e-mail cadastrado.
As respostas do pedido de acesso à informação tem prazo? Sim.
Qualquer pessoa, natural ou jurídica, poderá formular pedido de acesso à informação.
Registre e Consulte sua manifestação
Queremos ouvir você!
Participe da nossa pesquisa de satisfação, sua opinião é muito importante!
Palácio dos Migrantes Paço Municipal “Angelo Augusto Perugini”
Rua Projetada 12, nº 100 – Jardim Metropolitan
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
E-mail: sic@hortolandia.sp.gov
Telefone: 3965-1400 – Ramal: 6713