Acolhimento, registro, encaminhamento, acompanhamento e devolutiva das manifestações.
Canal para ouvir o cidadão, registrar, encaminhar, acompanhar as manifestações, reclamações, denúncias e elogios, além de subsidiar com informações os gestores municipais.
O que é manifestação?
É a expressão do direito de participação social, com o objetivo de contribuir para melhorar os serviços oferecidos pelos órgãos públicos. Todo cidadão pode apresentar à Ouvidoria satisfação ou insatisfação com os serviços prestados pelo município.
Quais os tipos de manifestações a ouvidoria recebe?
As manifestações registradas podem ser classificadas em elogio, sugestão, reclamação, solicitação e denúncia.
ELOGIO: quando a comunicação demonstra satisfação ou agradecimento por serviço e/ou atendimento prestado por órgão do município.
SUGESTÃO: quando a comunicação propõe uma ação que considera útil à melhoria do serviço.
RECLAMAÇÃO: quando a comunicação relata insatisfação em relação ao atendimento e/ou ações e serviços prestados.
SOLICITAÇÃO: quando a comunicação requer acesso às ações e serviços públicos municipais.
DENÚNCIA: quando a comunicação indica irregularidade na administração e/ou no atendimento por órgão público municipal.
– O denunciante não terá acesso e nem receberá resposta sobre o destino da denúncia. Isso ocorre porque ao optar por não se identificar, o cidadão deixa de informar seu nome, CPF e também o e-mail, que, por razões de segurança, é um item obrigatório para acompanhar e consultar o andamento da manifestação.
– Caso queira acompanhar o andamento e receber respostas para sua manifestação, por favor identifique-se.
Processo de solicitação de manifestação
- O cidadão acessa a Ouvidoria Geral, pelo site, e-mail, telefone ou pessoalmente;
- A manifestação é inserida no sistema eletrônico;
- O cidadão recebe um número de protocolo que servirá para acompanhar a manifestação na página eletrônica;
- A Ouvidoria Geral recebe, analisa e realiza a triagem da manifestação;
- Contendo as informações necessárias, a solicitação é encaminhada para a área competente;
- O trâmite é monitorado (cumprimento dos prazos);
- A Ouvidoria Geral recebe a resposta da área competente;
- É comunicada a resposta ao cidadão através do e-mail cadastrado.
Todos usuários dos serviços públicos e servidores municipais.
Informar RG, CPF, cartão cidadão (em caso de demandas da saúde), e-mail, telefone, endereço, descrição da demanda/manifestação e endereço do local da ocorrência.
As ouvidorias deverão elaborar e apresentar resposta conclusiva às manifestações recebidas no prazo de até trinta dias contados do recebimento da manifestação, prorrogável por igual período, mediante justificativa expressa, conforme art. 16º da Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017.
Registre e Consulte sua manifestação
Queremos ouvir você!
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Palácio dos Migrantes Paço Municipal “Angelo Augusto Perugini”
Rua Projetada 12, nº 100 – Jardim Metropolitan
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
E-mail: ouvidoria@hortolandia.sp.gov.br
Telefone: 3965-1400 – Ramal: 6713